Por que usar contenção pós tratamento ortodôntico?

/, Ortodontia/Por que usar contenção pós tratamento ortodôntico?

Por que usar contenção pós tratamento ortodôntico?

contenção ortodôntica ManausPor que usar contenção pós tratamento ortodôntico, é uma pergunta frequente dos pacientes dentro dos consultórios de ortodontia. Um tratamento ortodôntico de sucesso, baseia-se  em protocolos e fases que devem ser seguidos à risca tanto pelo profissional, quanto pelo paciente para que tudo flua corretamente do início ao fim. A última fase e não menos importante de um tratamento ortodôntico é chamada de fase de contenção. 
Após a remoção do aparelho ortodôntico, os dentes apresentam um grande potencial de voltar à sua posição inicial, isto é porque os dentes, osso, ligamentos e os tecidos a que estão intimamente ligados neste processo têm “memória”. Quanto maior tenha sido a sua movimentação durante o tratamento, maior será esse potencial. Dessa maneira as contenções serão os dispositivos que permitirão que os dentes se acomodem em sua nova posição enquanto existe uma renovação e maturação das fibras gengivais.

Recidivas é o termo utilizado para movimentos indesejáveis ocorridos após o término do tratamento ortodôntico. É quando os dentes que estavam bem posicionados se mexem e se desalinham novamente, como se quisessem voltar à posição original.

Não importa em que período foi o tratamento ortodôntico, seja na adolescência, idade adulta ou ambos, mesmo um tratamento ortodôntico eficaz não será capaz  de garantir que o alinhamento dentário alcançado permaneça indissolúvel a longo prazo sem o auxilio dos retentores. Isso porque os dentes estão diretamente envolvidos em um sistema de forças musculares tanto de lábio, bochechas e língua, quanto aos hábitos comportamentais que dificultam o estabilidade. A única maneira de ter certeza de que o alinhamento dos seus dentes e sua mordida vão permanecer estáveis é usar a contenção conforme indicado pelo ortodontista.

Tipos de contenção

Existem basicamente dois tipos de contenções comumente usados. Os removíveis e os fixos. A contenção adequada vai depender das especificidades do seu tratamento, da idade, e indicação do ortodontista.

Tempo de utilização

Antigamente costumava-se dizer que o paciente deveria utilizar as contenções por um período de 1 ano após o término do tratamento. Hoje as pesquisas mostram que isso não é verdade. Na maioria dos casos, será necessário a utilização das contenções por vários anos, e em alguns casos, o paciente deverá usar as contenções ao longo de sua vida, caso queira ficar com os dentes sempre alinhados. Infelizmente, os dentes têm uma grande tendência de se entortarem (apinhar) à medida que a pessoa vai envelhecendo. Portanto, o paciente deve continuar fazendo visitas anuais ou semestrais ao seu ortodontista para acompanhar o desempenho das contenções, e diagnosticar precocemente eventuais problemas. A negligência desse controle pode levar à recidiva e a necessidade de um novo tratamento ortodôntico.

Nós ortodontistas somos tão enfáticos quanto ao uso da contenção para que você possa se orgulhar do seu novo sorriso por muitos e muitos anos.

Agende sua consulta e venha sorrir com confiança

Agende aqui
Agende aqui
2018-10-24T13:34:39+00:00janeiro 11, 2016|Contenção Ortodôntica, Ortodontia|0 Comentários

Deixar Um Comentário