Coloque seu Protetor Bucal

/, Protetor Bucal, Saúde/Coloque seu Protetor Bucal

Coloque seu Protetor Bucal

protetor bucal manausNa busca da qualidade de vida e no combate ao sedentarismo, é crescente o número de adeptos das mais variadas práticas esportivas. E tem para todos os gostos! Porém, algumas atividades desportivas requerem cuidados especiais para que sejam evitados traumatismos bucofaciais.

Sempre que a atividade esportiva escolhida esteja relacionada com a possibilidade de quedas, choques com objetos voadores ou contato físico bruto, a exemplo do futebol, basquete, rugby, skate, muay thai, boxe, jiu jitsu, demais artes marciais e entre outros esportes de contato, é indispensável o uso de protetor bucal.

Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), um terço de todos os traumatismos bucais estão diretamente relacionados com práticas desportivas. Entre os tipos de lesões que podem ocorrer sem o uso do protetor bucal estão a quebra, rachadura ou perda de dentes, ferimentos nos lábios e bochechas, danos à raiz dos dentes, fraturas das arcadas dentárias e demais ossos da face e concussões (perda da consciência por trauma).

Trauma dentário

O protetor bucal é um aparelho de plástico flexível que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto, evitando assim, ferimentos na boca, nos dentes e estruturas adjacentes. Um fator primordial em um bom protetor bucal, é a sua capacidade de absorção e dissipação da força oriunda do trauma.

Existem basicamente dois tipos de protetores bucais comumente usados: o pré-fabricado, que é vendidos normalmente em lojas de produtos esportivos, mas apresenta característica desfavorável quanto a sua adaptação, conforto e maciez. E o protetor bucal personalizado, ou seja, feito sob medida e supervisionado por um cirurgião dentista.

O protetor bucal ideal é sem dúvida o personalizado, onde o paciente é submetido a moldagem dos arcos dentários para confecção do modelo de gesso que será utilizado na produção de um protetor bucal rigorosamente ajustado, mantendo o conforto e a estabilidade necessária para seu uso.

Um protetor bucal de qualidade apresenta as seguintes vantagens: é confortável e bem adaptado, permite que o atleta converse normalmente, não cai e nem deforma facilmente durante o uso e não restringe a respiração, potencializando a performance do atleta. Normalmente esse tipo de protetor ainda pode ser caracterizado com logomarca ou arte desejada.

Trauma dentárioQuanto a durabilidade, o ideal é trocar o protetor bucal a cada temporada, que varia de 6 meses a um ano, porque, com o passar do tempo se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa frequência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento. Muitos esportistas solicitam que o dentista habilitado nesse serviço, avalie e faça novos protetores sempre apresentarem um desgaste que possa comprometer a sua eficiência.

Prevenir é melhor que remediar! O tratamento de lesões dentárias pode ser caro e os traumas muitas vezes irreversíveis, por isso vale a pena investir em um protetor bucal de qualidade e continuar praticando o seu esporte preferido. Oss!!!

Onde encontrar em Manaus: Dr. Mauricio Ferreira – (92) 3877-7469 / 991891220

Agende sua consulta e venha sorrir com confiança

Agende aqui
Agende aqui
2018-10-24T13:34:38+00:00abril 6, 2016|Dr. Mauricio Ferreira, Protetor Bucal, Saúde|0 Comentários

Deixar Um Comentário