Câncer de Boca

/, Odontologia, Saúde/Câncer de Boca

Câncer de Boca

Câncer lábioO Câncer de boca é um tipo de tumor que pode se desenvolver nas estruturas que fazem parte da cavidade oral, que incluem os lábios, o revestimento interno da boca (mucosa), os dentes, gengivas, a língua, a parte da boca que fica debaixo da língua (assoalho da boca), o céu da boca (palato duro) e a área atrás dos dentes do siso.

A boca participa de vários processos, entre eles a respiração, fala, alimentação, mastigação e deglutição. É constituída por vários tipos de células e tecidos e diferentes tipos de tumores podem se desenvolver a partir de cada tipo de célula. Estes tumores são formados por células alteradas que se multiplicam rapidamente e de maneira descontrolada, destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas).

Os principais fatores de riscos são os hábitos de fumar e beber. Cigarro, charuto e cachimbo estão envolvidos na formação do câncer de boca. As bebidas alcoólicas, em especial as destiladas, quando associadas ao tabagismo podem aumentar em até 4 (quatro) vezes o risco de câncer de boca. Outras causas relatadas são condições ruins de higiene da boca, má alimentação e fatores genéticos.

O câncer de boca geralmente apresenta-se como uma área endurecida, com uma ferida no centro, podendo apresentar sangramento. Geralmente é muito doloroso, prejudicando a fala e a alimentação.

Os sinais e sintomas mais comuns são: ferida na boca que não cicatriza, dor na boca que não passa, nódulo persistente ou espessamento na bochecha, área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca, dificuldade para mastigar, engolir, mover a mandíbula ou a língua, dormência da língua, inchaço da mandíbula, que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode, dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula, nódulos ou gânglios aumentados no pescoço, perda de peso e mau hálito persistente;

O principal tratamento do câncer de boca é com a cirurgia. Quando os tumores estão em uma fase avançada é necessário uma combinação de tratamentos como cirurgia, radioterapia e até quimioterapia. Alguns cânceres produzem sintomas logo no início, levando o paciente a procurar um profissional, mas infelizmente muitos só provocam sintomas quando atingem um estádio avançado ou então causam sintomas que parecem ser de outro problema, como dor de dente, por exemplo.

O câncer de boca pode ser diagnosticado precocemente durante visitas periódicas ao dentista, mas é recomendado que seja feito regulamente em domicilio o autoexame.

Veja como fazer o autoexame:

cancer-bucal3

Ao encontrar alguma alteração no seu autoexame, informe o mais breve o seu dentista, ele saberá como preceder. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores as chances de sucesso.

Não fumar, beber o mínimo ou não beber, cuidar bem da higiene da boca, visitas frequentes ao dentista para cuidados dentários e alimentação saudável minimizam muito a chance de uma pessoa ter câncer de boca.

Agende sua consulta e venha sorrir com confiança

Agende aqui
Agende aqui
2018-10-24T13:34:37+00:00abril 21, 2016|Blog, Odontologia, Saúde|0 Comentários

Deixar Um Comentário