Botox na odontologia

Botox na odontologia

botox ManausA toxina botulínica, mais comumente chamado de botox, já é muito conhecida na medicina estética no controle das rugas de expressão e flacidez no rosto. Mas você sabia que ela também é muito utilizada em diversos tratamentos odontológicos?

Poucas pessoas sabem, mas o botox tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de transtornos causadas pelo excesso de contração dos músculos, seja na função mastigatória, nas assimetrias faciais, disfunção da ATM e dor orofacial, hipertrofia do músculo masseter, bruxismo, apertamento dental e sorrisos gengival.

O medicamento atua entre os nervos e os músculos da face como um neuroparalisador, ou seja, bloqueia a transmissão nervosa para os músculos, inibindo a liberação de acetilcolina – substância química que provoca contrações musculares sem influir na motilidade muscular. Trocando em miúdos, a toxina botulínica age paralisando o músculo, promovendo seu relaxamento e consequentemente diminuindo a hiperfunção muscular.

Para o tratamento do bruxismo, por exemplo, a toxina ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva.

Outro tratamento com resultado surpreendente, é o de sorriso gengival. Pacientes que sofrem com a exposição excessiva da gengiva ao sorrir, pode conquistar o sorriso dos sonhos com uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima. A ação do medicamento impede que ele suba demasiadamente, mantendo-se em equilíbrio e expondo menos a gengiva. A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio, nem a sensação de face paralisada. botox odontologia sorriso gengival

O efeito começa a ser observado entre 48 e 72 horas após as aplicações, mas o resultado desejado aparece mesmo depois de uma semana. Por isso, entre o sétimo e o décimo quarto dia, um retorno deve ser marcado para verificar a necessidade de um retoque.

Praticamente indolor, o procedimento é realizado com agulhas ultra finas. Pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da aplicação. O uso do botox está contraindicado em pacientes gestantes, lactantes (em fase de amamentação) e portadores de doenças que afetam os músculos, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica.

O tratamento quando bem indicado e realizado por profissional habilitado é simples, eficiente e com alto grau de satisfação. Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

Onde encontrar em Manaus: Dr. Mauricio Ferreira – (92) 3877-7469 / 991891220

Agende sua consulta e venha sorrir com confiança

Agende aqui
Agende aqui

Deixar Um Comentário